segunda-feira, 27 de maio de 2013

DEPRESSÃO: FAÇA O TESTE



Ficar muito triste sem motivo e por muito tempo pode ser um sinal de alerta.
Ao contrário de uma simples tristeza, depressão só passa com tratamento.

Sentir-se triste às vezes por causa de um motivo específico é normal, mas quando essa tristeza aparece do nada e afeta a vontade de fazer atividades simples do dia a dia, pode ser um sinal de alerta.
A tristeza tem uma causa específica e não afeta a rotina do paciente, ao contrário da depressão, que persiste, aparece do nada e pode prejudicar muito a qualidade de vida, inclusive causar alterações no sono e peso, como explica o psiquiatra Daniel Barros.
Segundo o psiquiatra, ao contrário da tristeza que logo passa, a depressão só passa se for bem tratada,  seja com medicamentos, psicoterapia ou outras técnicas. Caso o paciente não faça o tratamento, ele pode perder anos saudáveis de sua vida porque perde a vontade de trabalhar, socializar e ter uma rotina normal.
Além de prejudicar o dia a dia e fazer a pessoa se isolar, a depressão pode causar também perda de apetite, dificuldade para realizar tarefas cotidianas, sentimentos de impotência e culpa e, em casos mais graves, até mesmo pensamentos e tentativas de suicídio.
Por isso, a pessoa que tem esses sintomas por mais de duas semanas contínuas devem procurar imediatamente um profissional de saúde. Se diagnosticada a depressão, deverá fazer um tratamento com remédios e psicoterapia, além de outras técnicas auxiliares, como exercícios físicos, acupuntura e boa alimentação.

TESTE DE DEPRESSÃO

Veja as opções abaixo, marque os valores de cada item que você se identifica.

TRISTEZA 
0 Não me sinto triste.
1 Sinto-me melancólico(a) ou triste.
2a Estou triste e melancólico(a) o tempo todo e não consigo sair disso.
2b Estou tão triste e infeliz que isso é extremamente doloroso.
3 Estou tão triste e infeliz que não consigo suportar.

PESSIMISMO 
0 Não estou particularmente triste ou desencorajado(a) em relação ao futuro.
1 Sinto-me desencorajado(a) em relação ao futuro.
2a Sinto que não tenho nada para alcançar.
2b Sinto que nunca superarei meus problemas.
3 Sinto que o futuro é sem esperança e que as coisas não podem melhorar.

SENSO DE FRACASSO 
0 Não me sinto um fracassado(a).
1 Sinto que tenho fracassado(a) mais que uma pessoa comum.
2a Sinto que tenho realizado muito pouca coisa que valha.
2b Quando olho para trás, na minha vida, tudo o que posso ver é um monte de fracassos.
3 Sinto que sou um completo fracasso como pessoa (pai, marido, mulher...).

INSATISFAÇÃO 
0 Não estou particularmente insatisfeito(a).
1a Sinto-me entediado(a) a maior parte do tempo.
1b Não tenho gosto pelas coisas como costumava ter.
2 Não consigo ter satisfação por nada atualmente.
3 Estou insatisfeito(a) com tudo.

CULPA 
0 Não me sinto particularmente culpado(a).
1 Sinto-me mal ou indigno(a) uma boa parte do tempo.
2a Sinto-me bastante culpado (a).
2b Sinto-me mal ou indigno (a), praticamente o tempo todo, agora.
3 Sinto-me como se estivesse bem ruim e sem valor.

EXPECTATIVA DE PUNIÇÃO 
0 Não sinto que esteja sendo punido(a).
1 Tenho um pressentimento de que alguma coisa ruim possa acontecer comigo.
2 Sinto que estou sendo punido(a) ou que irei ser punido.
3a Sinto que mereço ser punido(a).
3b Quero ser punido(a).

AUTODESGOSTO 
0 Não me sinto desapontado(a) comigo mesmo.
1a Estou desapontado(a) comigo mesmo.
1b Não gosto de mim.
2 Estou aborrecido(a) comigo mesmo.
3 Eu me odeio.

AUTO-ACUSAÇÕES 

0 Não sinto que eu seja algo pior do que qualquer outra pessoa.
1 Critico-me por minhas fraquezas ou erros.
2 Acuso a mim mesmo(a) por minhas falhas.
3 Acuso a mim mesmo(a) por tudo de ruim que acontece.

IDEIAS SUICÍDAS 

0 Não tenho quaisquer pensamentos sobre prejudicar a mim mesmo(a).
1 Tenho pensamentos sobre prejudicar a mim mesmo(a), mas eu não os colocaria em prática.
2a Sinto que estaria em melhor situação morto(a).
2b Sinto que minha família estaria em melhor situação se eu estivesse morto(a).
3 Eu me mataria se pudesse.

CHORO 
0 Não choro mais do que o comum.
1 Choro mais do que costumava.
2 Choro o tempo todo, agora; eu não consigo parar com isso.
3 Eu costumava ser capaz de chorar, mas agora não consigo chorar de maneira alguma, muito embora eu queira.

IRRITABILIDADE 
0 Eu não estou mais irritado(a) agora do que costumo estar.
1 Fico aborrecido(a) ou irritado(a) mais facilmente do que costumava ficar.
2 Sinto-me irritado(a) o tempo todo.
3 Eu não fico irritado(a) de maneira alguma com as coisas que costumavam irritar-me.

INTERAÇÃO SOCIAL 

0 Eu não perdi o interesse por outras pessoas.
1 Estou menos interessado(a) nas pessoas, agora, do que costumava estar.
2 Perdi a maior parte do meu interesse por outras pessoas e tenho pouco sentimento por elas.
3 Perdi todo o meu interesse por outras pessoas e não me importo com elas de maneira alguma.

INDECISÃO 
0 Tomo decisões tão bem quanto sempre tomei.
1 Tento adiar as tomadas de decisão.
2 Tenho grande dificuldade em tomar decisões.
3 Não consigo tomar quaisquer decisões atualmente.

MUDANÇA DA IMAGEM CORPORAL
0 Eu não sinto que pareça algo pior do que costumava ser.
1 Eu estou preocupado(a) que esteja parecendo velho(a) ou sem atrativos.
2 Sinto que há mudanças permanentes em minha aparência e elas me fazem parece sem atrativos.
3 Sinto que estou com uma aparência feia ou repulsiva.

RETARDO PARA O TRABALHO

0 Posso trabalhar tanto quanto antes.
1a É necessário um esforço extra para conseguir começar a fazer alguma coisa.
1b Não trabalho tão bem quanto costumava.
2 Tenho de me esforçar demasiadamente para fazer qualquer coisa.
3 Não consigo fazer nenhum trabalho de maneira alguma.

INSÔNIA 
0 Posso dormir tão satisfatoriamente quanto o de costume.
1 Acordo mais cansado(a) de manhã do que costumava.
2 Acordo uma ou duas horas mais cedo do que é comum e encontro dificuldade para voltar a dormir.
3 Acordo cedo todo dia e não posso conciliar mais do que cinco horas de sono.

SUSCETIBILIDADE À FADIGA 

0 Não fico mais cansado(a) do que o comum.
1 Fico cansado(a) mais facilmente do que costumava.
2 Fico cansado(a) ao fazer qualquer coisa.
3 Fico cansado(a) demais para fazer alguma coisa.

ANOREXIA (perda de apetite) 
0 Meu apetite não está pior do que o comum.
1 Meu apetite não está tão bom quanto costumava estar.
2 Meu apetite está bem pior agora.
3 Não tenho apetite de maneira alguma.

PERDA DE PESO 
0 Não tenho perdido muito peso, se é que perdi algum, ultimamente.
1 Perdi mais do que 2 quilos.
2 Perdi mais do que 4 quilos e meio.
3 Perdi mais do que 7 quilos.

PREOCUPAÇÃO SOMÁTICA (preocupação com o organismo; em adoecer)
0 Não me preocupo com minha saúde mais que o comum.
1 Estou preocupado(a) com dores ou sofrimentos, desarranjo estomacal ou prisão de ventre.
2 Estou tão preocupado(a) em como eu me sinto ou com o que sinto, que é difícil pensar em muitas outras coisas.
3 Estou completamente absorto(a) com relação ao que sinto.

PERDA DO INTERESSE SEXUAL
0 Não tenho notado mudança alguma recente no meu interesse por sexo.
1 Estou menos interessado por sexo que costumava estar.
2 Estou muito menos interessado por sexo, agora.
3 Perdi completamente o interesse por sexo.



PONTUAÇÃO:
Some a quantidade de pontos referente à sua resposta (exemplo, 2a = 2 pontos)
Abaixo de 10 = Sem depressão ou depressão leve;
Entre 10 e 18 = Depressão leve a moderada;
Entre 19 e 29 = Depressão moderada a grave;
Entre 30 e 63 = Depressão grave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário